Qual a melhor proteína? Whey Protein ou Albumina?

Albumina e o Whey Protein são as proteínas em pó mais usadas por quem treina, mas se fosse possível escolher apenas uma, qual delas seria a melhor escolha?Qual a melhor proteína?

Convidamos o especialista em Nutrição Esportiva e Ortomolecular Dennys Barreto para revisar e comentar sobre o assunto.

A saúde está na moda, felizmente. Estima-se que o mercado de treinamento e bem-estar cresça em média 25% ao ano. Isso envolve tanto fabricantes de produtos e materiais para exercícios, quanto ofertas em academias e lojas de roupas especializadas.

Dentro de um cenário tão desenvolvido, é comum encontrar várias formas de obter os mesmos resultados. Por exemplo, quem quer ganhar massa muscular invariavelmente se deparará com dois produtos: Whey Protein e Albumina. Mas qual será a diferença entre eles?

Qual a melhor proteína? Whey Protein ou Albumina?

Qual a melhor proteína
Fonte: Barz Club Street Workout

Hoje vamos mostrar as diferenças entre esses dois suplementos incríveis e apontar para você quais são os resultados esperados de cada um. Dessa forma, você pode decidir por si mesmo se deseja complementar com Whey, Albumina ou até mesmo ambos.

Portanto, fique à vontade e aproveite a leitura.

Confira nossos artigos com Os 8 melhores Whey Protein de 2022 e As 8 melhores Albuminas de 2022.

Whey Protein e Albumina: como funcionam os suplementos?

Os suplementos são basicamente fontes de proteínas, enzimas e carboidratos. Desenvolvido para consumo em três etapas: antes, durante ou após o treino. Eles servem como uma bateria para o corpo, que precisa de diferentes cargas energéticas em várias fases do metabolismo.

Existem inúmeros suplementos no mercado, até mesmo fontes naturais diretas de alimentos – como ovos cozidos ou batata-doce cozida. No entanto, qualquer suplementação diferirá, basicamente, em alguns elementos, que são:

  • Capacidade de absorção de proteínas – relevante para decidir o momento da suplementação
  • Valor biológico
  • Variedade do produto – barra, shake, etc
  • Presença de gordura
  • Funcionamento do metabolismo

Então, ao avaliar se Whey Protein ou Albumina será melhor para você, é uma boa ideia analisar com calma os 5 itens acima.

Como funciona a albumina?

Os ovos são a fonte de albumina, uma proteína. Altamente eficaz em melhorar a função metabólica; pode resultar em músculos mais saudáveis em comparação com aqueles que não tomam suplementos nutricionais.

Feito de clara de ovo seca, é rico em proteínas e outros nutrientes. Quase não há açúcar (quase zero) e muito pouca gordura.

Tem um efeito semelhante ao consumo de ovos. Mesmo em comparação com alimentos do mesmo tipo, seu alto teor de proteína apresenta as mesmas desvantagens. O artigo discutirá os prós e contras.

Vantagens e Desvantagens da Albumina

A albumina tem vantagens interessantes, são elas:

  • Baixa perda de massa muscular
  • Não contém carboidratos na composição
  • Não te engorda
  • Geralmente é mais barato
  • Bom valor biológico
  • Atua no funcionamento da flora intestinal

Por ser derivada do ovo, a albumina apresenta desvantagens que estão relacionadas a essa dieta, são elas:

  • Proteína de absorção lenta – não é adequada para pós-treino
  • Causa aumento da flatulência, com tendência a odores fortes
  • Pode causar dor devido ao aumento de gases
  • Requer treinamento também focado na caminhada, para liberar gases

Como funciona o Whey protein?

Whey protein é a proteína derivada do soro de leite. Excelente fonte para hipertrofia, é um dos suplementos mais consumidos e campeão das academias. Perfeito para treinamento funcional, entre muitos outros.

Por ser feito diretamente da proteína do soro do leite, possui um alto valor biológico. Sua absorção também é rápida e a concentração de energia oferecida supera vários outros suplementos.

Também geralmente contém 20 aminoácidos essenciais para a construção muscular. Tornando-os fortes e saudáveis.
Whey Protein é produzido em três tipos:

  • Concentrado: o mais acessível de todos, com excelente aporte de carboidratos
  • Isolado: Baixo teor de lactose e grande capacidade de absorção
  • Hidrolisado: Pode ser consumido mesmo por quem tem intolerância à lactose, é o produto com melhor absorção proteica entre todos os suplementos de Whey.

Vantagens e Desvantagens do Whey Protein

O Whey Protein, por outro lado, ganhou a fama de ser o suplemento mais famoso do mercado por um motivo: funciona muito bem em diferentes momentos. Portanto, suas vantagens também incluem:

  • Rápida absorção – pode ser consumido tanto pré como pós treino
  • Variedade de opções – Whey Protein existe em praticamente todos os produtos possíveis, desde barras, a sheiks e até chocolates;
  • Muito alto valor biológico
  • Previne a perda de massa magra
  • Previne o Overtraining
  • Variedade de opções de Whey, com tipos mais concentrados que os demais

Desvantagens

  • De todas as vantagens, o Whey Protein tem apenas uma desvantagem, quando comparado aos demais: é um pouco mais caro. Alguns tipos podem até custar 3x mais do que um suplemento de qualidade inferior.

No entanto, apesar de tudo isso, podemos dizer sem dúvida que o Whey Protein é mais versátil, apresentando os melhores resultados.

Qual a melhor proteína? Whey Protein ou Albumina?

A verdade é que você é quem vai decidir qual dos dois suplementos é melhor para você. Afinal, só você entende em que estágio está em sua jornada em direção ao corpo desejado.

Se quiser ler mais dicas sobre alimentação saudável e suplementação de alta performance, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades sobre o universo do treinamento.

Confira nossos artigos com Os 8 melhores Whey Protein de 2022 e As 8 melhores Albuminas de 2022.

Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.

O Guia do Treino analisa os melhores produtos do mercado fitness, com orientações de nossos especialistas. Auxiliamos os usuários na agilidade da compra, alcançando melhor resultado e rendimento nos seus objetivos.

Acompanhe Nossas Midias


Atenção: O Guia do treino é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.