Muitas pessoas hoje se perguntam o que é Ansiedade. A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. É um sentimento de medo ou apreensão sobre o que está por vir. Por exemplo, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso no primeiro dia de aula pode causar medo e nervosismo em algumas pessoas.
Mas se seus sentimentos de ansiedade são extremos, duram pelo menos 6 meses e estão interferindo em sua vida, você pode ter um transtorno de ansiedade.
Nossos especialistas separaram as principais informações sobre o que é ansiedade, suas causas, sintomas, tratamentos e muito mais para você. Boa leitura!
É normal ficar ansioso ao mudar para um novo lugar, começar um novo emprego ou fazer uma prova. Esse tipo de ansiedade é desagradável, mas pode motivá-lo a trabalhar mais e a fazer um trabalho melhor. A ansiedade comum é um sentimento que vem e vai, mas não interfere na sua vida cotidiana.
No caso de um transtorno de ansiedade, o sentimento de medo pode estar com você o tempo todo. É intenso e às vezes debilitante.
Esse tipo de ansiedade pode fazer com que você pare de fazer coisas que gosta. Por exemplo, pode impedir você de entrar em um elevador, atravessar a rua ou até mesmo sair de casa em casos extremos. Se não for tratada, a ansiedade continuará piorando.
Os transtornos de ansiedade são a forma mais comum de transtorno emocional e podem afetar qualquer pessoa. Mas, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, as mulheres são mais propensas do que os homens a receber um diagnóstico de transtorno de ansiedade.
A ansiedade é uma parte vital de vários distúrbios diferentes. Esses incluem:
Além disso, várias condições médicas e de saúde mental podem apresentar a ansiedade como sintoma. Esses incluem:
A ansiedade é diferente dependendo da pessoa que a experimenta. Os sentimentos podem variar de frio na barriga a um coração acelerado. Você pode se sentir fora de controle, como se houvesse uma desconexão entre sua mente e seu corpo.
Você pode ter um sentimento geral de medo e preocupação, ou pode ter medo de um lugar ou evento específico. Em alguns casos, você pode ter um ataque de pânico.
Sintomas de ansiedade pode incluir:
Seus sintomas de ansiedade podem ser diferentes dos de outra pessoa. Por isso é fundamental saber como a ansiedade pode se apresentar. Leia sobre os muitos tipos de sintomas de ansiedade que você pode experimentar.
Um ataque de pânico é um sentimento de medo intenso que surge repentinamente e atinge o pico em 10 a 20 minutos. O gatilho inicial do medo pode ser conhecido ou desconhecido.
Os sintomas físicos podem imitar um ataque cardíaco. Depois de sofrer um ataque de pânico, os sintomas podem piorar se você acreditar que pode estar tendo um ataque cardíaco ou uma emergência de saúde mental. Outro medo comum que pode exacerbar um ataque de pânico é o medo de ser julgado negativamente se estiver tendo um ataque em público.
Os ataques de pânico podem variar muito e os sintomas podem diferir entre os indivíduos. Além disso, os muitos sintomas de ansiedade não acontecem com todos e podem mudar com o tempo.
Os sintomas comuns de um ataque de pânico incluem:
Quando você experimenta ataques repetidos de pânico ou ansiedade, pode ter um transtorno do pânico.
Os especialistas não têm certeza da causa exata da ansiedade. Mas é provável que uma combinação de fatores desempenhe um papel.
As causas da ansiedade podem incluir:
Além disso, os pesquisadores acreditam que ela se origina nas áreas do cérebro responsáveis pelo controle do medo e pelo armazenamento e recuperação de memórias emocionais e relacionadas ao medo.
Com cada tipo de ansiedade, existem diferentes fatores de risco. Mas existem algumas fontes confiáveis de influências gerais, incluindo:
Um único teste não pode diagnosticar a ansiedade. Em vez disso, um diagnóstico de ansiedade requer um longo processo de exames físicos, testes de saúde mental e questionários psicológicos.
Alguns médicos ou profissionais de saúde podem realizar um exame físico, incluindo exames de sangue ou urina para descartar condições médicas subjacentes que possam contribuir para os sintomas que você está enfrentando.
Vários testes e escalas de ansiedade também são usados para ajudar o médico a avaliar o nível de ansiedade que você está sentindo. Conheça cada um desses testes.
Depois de receber um diagnóstico de ansiedade, você pode explorar as opções de tratamento com um médico.
Mas o tratamento pode ajudá-lo a superar os sintomas e levar uma vida cotidiana mais gerenciável.
O tratamento para a ansiedade se enquadra em três categorias:
A reunião com um terapeuta ou psicólogo pode ajudá-lo a aprender ferramentas para usar e estratégias para lidar com o estresse quando ele ocorre.
Os medicamentos normalmente usados para tratar a ansiedade incluem benzodiazepínicos para alívio dos sintomas a curto prazo, mas são evitados, se possível, devido ao alto risco de dependência. Outros medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, como o escitalopram, alteram efetivamente a química do cérebro para melhorar o humor e reduzir o estresse.
Alguns outros medicamentos comumente usados incluem:
As mudanças no estilo de vida podem efetivamente aliviar um pouco do estresse e da ansiedade com os quais você pode lidar todos os dias. A maioria dos “remédios” naturais consiste em cuidar de seu corpo e participar de atividades saudáveis enquanto elimina as não saudáveis.
Esses incluem:
Se essas mudanças de estilo de vida parecem uma maneira positiva de ajudá-lo a eliminar um pouco da ansiedade, leia sobre como cada uma delas funciona - além disso, obtenha mais ótimas ideias para tratar a ansiedade.
Se você fica ansioso com frequência, pode decidir que gostaria de uma bebida para acalmar seus nervos. Afinal, o álcool é um sedativo. Além disso, pode deprimir a atividade do sistema nervoso central, o que pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado.
Algumas pessoas com transtornos de ansiedade abusam regularmente do álcool ou de outras drogas para se sentirem melhor, criando dependência e dependência.
Pode ser necessário tratar um problema de álcool ou drogas antes que os médicos possam lidar com a ansiedade. Mas o uso crônico ou prolongado pode piorar a condição. Leia mais para entender como o álcool pode piorar os sintomas de ansiedade.
Não se sabe por que a ansiedade se desenvolve em crianças e adolescentes. Mas existem excelentes abordagens de saúde pública que funcionam para prevenir o distúrbio e incluem:
Como pais, você pode se comunicar aberta e honestamente com seu filho, garantindo que ele tome decisões saudáveis.
Além disso, em casos de crianças e adolescentes que sofrem de ansiedade em resposta a algo que está acontecendo na família ou em casa, é uma boa ideia fazer terapia familiar. Isso é importante principalmente porque crianças e adolescentes podem não achar tão fácil falar sobre seus sentimentos ou estar cientes de sua ansiedade.
Existem muitas maneiras de prevenir a ansiedade e seus sintomas. Por favor, veja as opções abaixo:
Fale com um médico sobre seus medicamentos. Falar regularmente com um médico sobre a dosagem, eficácia e efeitos colaterais de seus medicamentos garante que qualquer condição de saúde seja tratada adequadamente e monitorada quanto a possíveis efeitos colaterais relacionados à ansiedade.
Você pode tratar sua ansiedade com medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.
Mas algumas pessoas que têm um transtorno de ansiedade leve, ou medo de algo que podem facilmente evitar, decidem viver com a condição e não recebem tratamento.
Evitar o gatilho, no entanto, pode realmente piorar a ansiedade a longo prazo. O tratamento pode ajudá-lo a superar a necessidade de evitar um gatilho.
É importante entender que os transtornos de ansiedade podem ser tratados, mesmo em casos graves. Embora a ansiedade geralmente não desapareça, você pode aprender a administrá-la e viver uma vida feliz e saudável.
Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.